A importância da Comunicação Interna para os seus colaboradores

By 24 de março de 2016Empreendedorismo

A todo o momento estamos nos comunicando. E na era da informação, quem a detem está muito mais inserido, melhor conectado e com mais condições de fazer a diferença no meio em que vive e trabalha. Da mesma forma, nas empresas, existe uma comunicação que circula apenas no ambiente organizacional e ela pode contribuir para melhorar ou para denegrir o seu negócio. Portanto, vale a pena saber mais sobre ela.

O que é a Comunicação Interna

Entende-se por comunicação interna o fenômeno de troca de informações que acontece nas organizações. Portanto, e-mails, comunicados, placas, murais, conversas formais, feedbacks, conversas formais e outras trocas no ambiente empresarial são consideradas comunicação interna. É considerada também um elemento de comunicação interna a conhecida e temida fofoca, também conhecida como “rádio-peão”.

Para mantê-los bem informados sobre a empresa

Para evitar informações que podem comprometer o desempenho dos seus colaboradores, é fundamental que você como líder/empresário seja um excelente comunicador. Isso não significa ser extrovertido ou expansivo. Basta apenas que você mantenha os seus colaboradores informados sobre os detalhes da empresa. Para que a comunicação interna seja realmente eficiente, é preciso que ela seja disseminada por uma fonte confiável, por quem tem a informação, que neste caso, referente a empresa, ela vem do próprio dono/presidente.

Comunicação interna para valorizar o trabalho

Quando você como empresário se preocupa com a comunicação interna, os seus colaboradores se sentem bastante valorizados. Isso acontece porque eles se sentem ainda mais próximos do negócio com uma sensação de pertencimento ainda maior. Assim, você consegue valorizar o trabalho deles apenas ao mantê-los mais informados sobre os processos, novidades e outros procedimentos da empresa. Lembrando sempre que você não precisa revelar dados sigilosos sobre a sua empresa. É preciso apenas ser claro e mostrar que estar atento às necessidades dos seus colaboradores.

Despertando parceiros de negócio

Quando você mantem os seus funcionários bem informados, você desperta verdadeiros parceiros de negócios. Pessoas que desejam de fato contribuir para o crescimento da sua empresa e para o próprio crescimento. Essa parceria acontece graças a sensação de pertencimento e a sensação de poder fazer a diferença que eles sentem ao serem mais valorizados pelo seu líder/gestor.

Gerando resultados com a comunicação interna

A comunicação interna é capaz de gerar resultados positivos ligados diretamente a produtividade e ao desempenho dos seus funcionários. Eles poderão se sentir mais motivados para trabalhar, mais instigados a contribuir e muito mais valorizados. Isso sem dúvidas, diminui a fofoca, melhora o clima organizacional e aumenta o desempenho da equipe.

Posts Relacionados

Leave a Reply