Como fazer uma correta gestão dos recursos humanos da sua empresa

By 13 de junho de 2016Empreendedorismo

No contexto empresarial, entende-se por recursos humanos a força de trabalho da sua empresa, ou seja, a totalidade de colaboradores. E para gerenciar os seus colaboradores, a gestão de recursos humanos é fundamental. Não significa que tem que existir uma equipe de RH para que tal gestão ocorra, mas você mesmo ou os seus sócios podem cuidar diretamente disso se a sua equipe for pequena.

Conforme já foi dito, a correta gestão dos recursos humanos da sua empresa é fundamental, Isso porque mantem os seus funcionários motivados, com alto desempenho e ainda evita problemas com a legislação trabalhista. Para ficar dentro da legalidade, conheça mais sobre cada um dos pilares da gestão de recursos humanos e saiba como aplica-las em sua empresa.

Gestão de recursos humanos: recrutamento e seleção

Para escolher os novos colaboradores da sua empresa, um dos pilares do RH é o chamado “recrutamento e seleção”. É por meio deste processo que você estabelece os critérios para escolher um novo funcionário para a sua organização. Aqui você estabelece o perfil, o salário, as atribuições e outras informações cruciais para a seleção de novos colaboradores.

Treinamento e desenvolvimento

Neste pilar dos recursos humanos, para uma gestão eficiente, você é responsável pelo treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores. Isso significa desenvolvê-los para exercer a atividade empresarial que precisa ser desempenhada por eles. Esse treinamento pode ser realizado ou por uma empresa especializada ou por outro colaborador da mesma área supervisionado por você. É claro que isso tudo depende do tamanho da sua empresa.

Segurança e qualidade de vida

Outra atribuição da gestão de recursos humanos é o cuidado com a segurança e a qualidade de vida dos colaboradores. Dependendo do tamanho da sua empresa, você pode precisar de uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Mas esse cuidado pode e deve ser tomado também em equipes pequenos. Desperte em seus colaboradores o desejo de cuidar da saúde e da segurança durante as tarefas executadas na empresa.

Benefícios e organização empresarial

É papel da gestão dos recursos humanos a organização dos colaboradores no que diz respeito aos benefícios como vale transporte, vale refeição, plano de saúde e outros benefícios que a sua empresa oferece aos colaboradores. Essa é uma atividade que precisa ser bem organizada para que os colaboradores sejam corretamente beneficiados.

Departamento de pessoal

O departamento de pessoal também faz parte da gestão de recursos humanos. Esse setor tem a responsabilidade de cuidar do pagamento, da folha de ponto, de emissão de crachás, fichas de identificação e também de manter a legalidade no que diz respeito a gestão de recursos humanos. O departamento pessoal também arquiva os documentos dos colaboradores e é acionado em caso de questões trabalhistas.

Percebeu a importância que uma correta gestão de recursos humanos tem na sua empresa? Ela é fundamental para resguardar os empresários de questões trabalhistas e judiciais que podem prejudicar o bom andamento da empresa. Fique atento a todos os seus pilares e busque sempre aprimorar essa gestão para oferecer aos seus colaboradores qualidade de vida, bem estar e motivação para o bom exercício de suas atividades.

Aqui na JA Automação você encontra o que há de mais moderno em controle de ponto e controle de acesso para os seus funcionários. Dessa maneira você consegue acompanhar ainda mais de perto essas questões que se referem aos recursos humanos da sua empresa.

Posts Relacionados

Leave a Reply