Gestão à vista: mantenha tudo sob controle

By 1 de maio de 2016Empreendedorismo

Gestão à vista é um termo que consiste na disponibilização de informações estratégicas sobre a empresa de maneira que os seus colaboradores possam conhecer mais sobre as ações implementadas e dados importantes como faturamento, ações estratégicas, o que tem sido feito para melhorar os processos, dentre outros.

Por meio da gestão à vista, você consegue ter uma noção do seu progresso como gestor, dos processos empresariais e os colaboradores ainda ficam mais atentos sobre suas contribuições para o crescimento empresarial. Abaixo, daremos algumas dicas de como implementar um sistema de gestão à vista e o que ele pode oferecer para a sua empresa.

Business Intelligence (BI)

Você já teve ter ouvido falar de BI ou Business Intelligence. O conceito consiste na coleta de dados estratégicos de acordo com as táticas da sua empresa para tomar atitudes com mais antecedência e melhorar a busca de objetivos para o crescimento empresarial. Além disso, o BI permite detectar falhas nos processos e como aprimorá-las para garantir o crescimento que você precisa e a qualidade que os seus clientes esperam.

Como implementar a gestão à vista na sua empresa

A gestão à vista pode ser implementada na sua empresa de três formas. Cada uma delas de acordo com o seu estilo de gestão e o quanto você tem de recurso para implementar:

  • Quadros informativos:

Você pode colocar nos quadros informativos dados como faturamento, quantidade de clientes atendidos,  ticket médio e outros dados que você deseja que você e os seus colaboradores saibam. Dessa maneira, você coloca as metas para o próximo mês e acompanha esses dados junto com eles, celebrando as conquistas e contornando os pontos críticos.

  • Dashboards interativos:

Se você dispõe de mais recurso para a instalação da sua gestão à vista, você pode utilizar dashboards interativos que consistem em dados que são alimentados pelo seu sistema. É como se fossem relatórios em formato de gráfico sobre o desempenho empresarial passando em alguma televisão ou computador na sua empresa.

  • Quadros negros ou brancos:

Os dados que você precisa mostrar podem estar em quadros negros ou brancos. Com giz ou canetão você coloca para os seus colaboradores os principais dados e as metas para o mês. Dessa maneira, todos ficam ainda mais atentos para se comprometer com os resultados e ações da sua empresa para a melhoria contínua.

Engajando os seus colaboradores

Um dos objetivos da gestão à vista é manter os seus colaboradores motivados por estarem sendo incluídos diretamente no sucesso empresarial. Ao instituir as metas você agrega objetivos para as carreiras deles e ainda garante o crescimento da sua organização. E quando essas metas ficam visíveis a todos, naturalmente o compromisso com elas fica ainda evidente e passível de ser cobrado com mais eficácia.

A gestão à vista é uma excelente ferramenta de gerência empresarial e você pode implementá-la em sua empresa para garantir uma gestão ainda mais estratégica e abrangente. Pense grande! E realize, claro.

A automação comercial é indispensável para fornecer os dados que você precisa para o processo de gestão à vista. No tocante a isto, nós da JA Automação estamos sempre prontos para te atender. Conte com a gente para melhorar os processos da sua empresa.

Posts Relacionados

Leave a Reply