A importância do ponto eletrônico

By 1 de maio de 2016Empreendedorismo

A CLT (consolidação das leis trabalhistas) é praticamente uma cartilha que rege as relações de trabalho entre empresas e funcionários. E para que as empresas não tenham problemas com a lei e nem com o comprometimento dos funcionários no dia a dia, é preciso se adequar a CLT e garantir os direitos que eles têm ao executar suas atividades diárias.

Um dos assuntos da CLT é a carga horária dos colaboradores, que não pode ultrapassar a quantidade de 44 horas semanais. As demais horas trabalhadas são consideradas horas extras e devem ser pagas ao colaborador ou creditadas nos bancos de horas para serem utilizadas posteriormente. Mas como fazer esse cálculo de maneira justa e sem problemas para a empresa e para o funcionário? A melhor forma é utilizar o ponto eletrônico, com certeza. As marcações são feitas de maneira correta e justa, com benefícios para ambos: colaboradores e empresa. Veja mais sobre a importância do ponto eletrônico.

A evolução do registro de carga horária

É natural que a tecnologia sempre esteja a serviço do homem para facilitar a vida de colaboradores e empregados. Mas como em todo processo, ele está sempre aprimorando para garantir confiabilidade, segurança e sucesso nas operações. À respeito do registro de ponto, antes ele era registrado por cartão de ponto ou folha de ponto, onde os colaboradores assinavam seu nome na entrada e saída da empresa.

Porém, esse registro estava bastante suscetível a fraudes como: assinar em horários errados, pedir para o colega assinar, dentre outros. Isso acabava por inviabilizar o processo de registro de ponto. Depois surgiu o registro por meio de cartão. Mas muitas vezes o colaborador esquecia o cartão/crachá em casa. E hoje, já temos um registro ainda mais confiável: o ponto eletrônico biométrico. Com esse, o registro acontece de maneira precisa e eficaz.

Registro correto de carga horária de trabalho

O ponto eletrônico permite que os colaboradores registrem sua carga horária de trabalho de maneira precisa. E isso é fundamental para garantir a eles os direitos previstos em constituição. E para o empresário essa tecnologia é também bastante vantajosa, pois garante que os dois lados estão dialogando corretamente, sem furos de informações e nem fraudes.

Ponto eletrônico biométrico: pode confiar

Ao registrar sua entrada e saída todos os dias por meio de sua digital, o ponto eletrônico biométrico permite um registro confiável, seguro e preciso das horas de trabalho. Isso é vantajoso para o funcionário, que garante que suas horas extras sejam devidamente registradas e beneficia também o empregador, evitando que ele seja vítima de fraudes nos horários.

Resguardando o empresário e o colaborador

Temos a consciência que as relações trabalhistas muitas vezes podem não ser saudáveis. Apesar de ser feito um certo esforço para tal, precisamos lidar com pessoas diferentes e que podem agir de má fé, infelizmente. Por isso, ter o respaldo do ponto eletrônico biométrico no registro correto da carga horária pode resguardar o colaborador e também o próprio empresário em caso de problemas que envolvem a carga horária.

Viu só a importância de um registro correto da carga de trabalho para os colaboradores da sua empresa? Além de resguardar colaboradores e empresários, o ponto eletrônico é lei e deve ser entendido como um procedimento da sua organização. Para saber mais, procure entidades responsáveis e converse com o departamento de pessoal ou o contador da sua empresa.

Aqui na JA Automação nós dispomos de um controle de ponto eficaz e com procedimentos de acordo com a CLT. Portanto, você não tem mais desculpas para se adequar. Conte conosco para elaborar uma proposta para a sua empresa.

Posts Relacionados

Leave a Reply