Por que o feedback é tão importante para os seus colaboradores

By 24 de março de 2016Empreendedorismo

O feedback pode ser um momento bastante difícil para os líderes e empresários. Afinal, não é fácil chamar o seu colaborador para conversar após observar alguma falha de comportamento ou alguma atitude que precisa ser melhorada. Porém, esse momento, que muitas vezes é enxergado como crítica, é bem importante para o crescimento dos seus colaboradores e até para o seu bom desempenho na empresa.
Na hora de dar o feedback, faça-o de maneira igual para todos, se possível, estipule uma data para tal. E aí, você ao observar os comportamentos deles, você consegue perceber o que pode ser melhorado e o que pode ser aprimorado durante o exercício das atividades. Veja mais sobre o porquê de o feedback ser tão importante:

Para encorajar os colaboradores

Ao dar o feedback para os seus colaboradores você os encoraja a agir da melhor maneira ao executar as atividades diárias deles. Lembrando sempre que feedback não tem nada a ver com “brigar” ou com críticas destrutivas. Neste momento são aceitas apenas elogios e críticas construtivas. Desta maneira você consegue estimular os seus funcionários a produzirem mais e com segurança no trabalho deles.

Para mostrar a eles a direção a ser seguida

Por você estar a frente dos negócios, naturalmente você entende mais dos processos da sua empresa. Portanto, é fundamental que durante o momento do feedback, você mostre para os seus funcionários se eles estão indo na direção correta da execução das atividades. Assim você demonstra que está prestando atenção no trabalho de cada um deles e o quanto as atividades que eles executam são importantes para a empresa.

Avaliando o trabalho da maneira correta

Na hora do feedback, fique atento para não ofender o colaborador. Tente quebrar o gelo, anotar os pontos mais importantes e demonstre estar atento para o desenvolvimento dele como pessoa e como profissional. Se você precisa chamar atenção de algum deles, lembre-se sempre que você deve chamar para uma sala ou para um canto para conversar. Essa repreensão jamais deve ser feita na frente de outros colaboradores. Não esqueça nunca: elogios em público. Críticas em particular.

Melhora do clima organizacional

Quando você dá um feedback aos seus funcionários, você melhora o clima organizacional naturalmente. Afinal, você estreita o seu relacionamento profissional com os seus funcionários e ainda demonstra para eles a importância do trabalho em equipe. Dar feedback aos seus funcionários é uma forma de valorizar o trabalho deles e aumentar a autoestima de cada um.

Criando a cultura do feedback

Para não assustar os seus funcionários, você precisa criar na sua empresa a cultura do feedback. Primeiro avise que essas reuniões irão acontecer, que elas podem ou não ser frequentes e que todos irão passar por ela. Lembre-se de que ao informar sobre as reuniões, que elas precisam de fato acontecer de maneira clara e honesta para todos os funcionários.

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